Offline
MENU
Atenção Contribuinte! Vence nesta sexta-feira, dia 31, a primeira parcela do IPTU 2023
27/03/2023 10:47 em Outros

Arte: Ana Flávia Aranna

Nesta sexta-feira, dia 31, vence a primeira parcela ou a parcela única do IPTU 2023. Para quem quer optar por realizar o pagamento a vista, terá 15% de desconto. Já quem optar pelo pagamento parcelado, terá o valor total dividido em 10 vezes, com o vencimento das demais parcelas no dia 20 de cada mês. 

    O Imposto Predial e Território Urbano (IPTU) é um imposto cobrado sobre um Imóvel Urbano, como já diz o nome. De acordo com o portal do Serasa, o valor que cada contribuinte irá pagar vária conforme a avaliação feita do imóvel. A avaliação leva em consideração “o tamanho do terreno, a localização, a área construída e o tipo de acabamento. A base de cálculo usa essas informações para depois multiplicar o valor venal pela alíquota que cada munícipio estabelece para o IPTU”. 

No caso do valor cobrado no IPTU em Ponta Grossa, além do imposto predial, é cobrado também a taxa de Coleta de Lixo. Os valores utilizados para a base de cálculo do IPTU, o valor correspondente ao Imposto Predial e a Coleta de Lixo, estão descritos no carnê. Os valores arrecadados ficam integralmente com a Prefeitura da cidade.  

Os carnes foram distribuídos ao longo do mês de março, através dos Correios. Mas se o cidadão não recebeu, ele pode ter acesso a segunda via do carnê através do Portal do Contribuinte no link <https://servicos.pontagrossa.pr.gov.br/portal-contribuinte/consulta-carne>. Para realizar a consultar é necessário ter em mãos o CPF do contribuinte ou o Cadastro do Imóvel.  

Para quem tem débitos ativos de outros anos, a Prefeitura não está disponibilizando o desconto de 15% para o pagamento deste ano. O contribuinte pode ter acesso aos valores atualizados com os juros dos anos anteriores através do Portal do Contribuinte, na aba Consulta de Débitos, com o número do Cadastro do Imóvel.

 

Reporter: Ana Flávia Aranna

COMENTÁRIOS