Offline
MENU
Confira a previsão para o Outono em 2023
23/03/2023 10:41 em Meio Ambiente

O fim do nosso verão ocorreu nesta Segunda-Feira, 20 de março, e deu início a estação de Outono. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) caracteriza o Outono como a “Estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco”.   

De acordo com o Prognostico Climático do INMET, “o outono se caracteriza pelas chuvas mais escassas no interior do País, especialmente no semiárido nordestino”. Já a parte Norte, do Nordeste e Norte se mantém com muita chuva. O INMET aponta que o Outono é também uma estação marcada por incursões de massas de ar frio vindas do sul do país causando declínio de temperatura, principalmente na Região Sul e Sudeste.  

Para a Região Sul, o prognóstico climático aponta que as chuvas serão abaixo da média esperada na maior parte do Paraná e de Santa Catarina, com exceção da “região leste destes estados, onde as chuvas podem ser próximas a média, devido a passagem de frentes frias”.  

Em relação a temperatura do ar na Região Sul, a previsão é que deve “prevalecer acima da climatologia do período, porém, não descarta a possibilidade de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno. Na costa da região, as chuvas poderão amenizar as temperaturas”. 

Todas as informações presentes no conteúdo foram retiradas do portal do Instituto Nacional de Meteorologia e do Prognostico Climático de Outono. Você pode ter acesso ao conteúdo completo através dos links abaixo:  

 

COMENTÁRIOS