Offline
MENU
Dia Mundial da Água: escassez eminente
22/03/2023 10:25 em Meio Ambiente

  Nesta quarta-feira, dia 22 de março é comemorado o Dia internacional da Água. A ONU, em 1992, oficializou está data com o intuito de relembrar a importância da água para a vida no nosso planeta e também alertar sobre os cuidados com a nossa maior riqueza natural.  

Como se sabe, sem água não existiria vida no nosso planeta. E apesar de 70% do nosso planeta ser coberto por água, menos de 1% desse volume é próprio para consumo. De acordo com a World Wide Fund for Nature Brasil (WWF), 97% da água é concentrada nos mares e oceanos e 3% são de água doce, sendo um percentual um pouco acima de 2% congelados nas geleiras e menos de 1% disponível para consumo.  

A WWF destaca ainda, que existe uma preocupação eminente, dos brasileiros, em relação ao acesso a água potável. De acordo com uma pesquisa realizada pela GlobeScan, junto com a Circle of Blue e o WWF, cerca de 81% dos brasileiros estão muito preocupados com a escassez de água potável.   

Segundo esse estudo, somente 15% dos entrevistados no Brasil alegaram não terem sido afetados pela falta de água potável e cerca de 40% afirmaram terem sido prejudicados pelas secas. Além disso 84% dos entrevistados afirmaram estar muito preocupados com a grande poluição dos rios.  

O WWF também destaca que apenas 5% dos entrevistados afirmaram não serem afetados pelas mudanças climáticas, em contrapartida, 68% deles disseram ter sido afetados também pela alta nos preços dos alimentos devido a essas mudanças climáticas. 

O estudo também aponta que a preocupação com a escassez de água potável aumentou nos últimos anos, passando de 49% em 2014 para 61% em 2022. A preocupação com as mudanças climáticas também aumentou passando de 45% em 2014 para 65% em 2022.  

 

Todas as informações deste conteúdo foram retiradas do portal da WWF. Você pode ter acesso a este conteúdo completo na página do WWF Brasil, através do link: https://www.wwf.org.br/nossosconteudos/educacaoambiental/bibliotecavirtual/?85100/Falta-de-agua-potavel-preocupa-81-dos-brasileiros-aponta-estudo 

Reporter: Ana Flávia Aranna

 

COMENTÁRIOS