Offline
MENU
PR: mais de 18 mil paranaenses são beneficiados pelo programa Remédio em Casa
10/10/2023 11:27 em Saúde

Imagem: SESA PR

Atualmente, 18.858 paranaenses são beneficiados pelo programa Remédio em Casa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Esse número representa um crescimento de 416% em comparação a 2019, quando havia 3.653 usuários. Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli, o programa visa fornecer medicamentos aos pacientes que têm condições crônicas de saúde, facilitando assim o acesso a esse grupo de medicamentos.

“Evitando os deslocamentos mensais desses pacientes, as farmácias das regionais de saúde, melhorando o fluxo desses pacientes nas nossas farmácias e também contribuindo para a redução do tempo de espera daqueles pacientes que retiram o seu medicamento de forma presencial”, avalia.

O programa oferece 49 medicamentos que são enviados diretamente ao cidadão por meio dos Correios, com exceção daqueles sob controle especial e os mantidos refrigerados. Os medicamentos são voltados para doenças de tratamento complexo e que geram alto custo financeiro. 

Dentre as mais de 40 enfermidades crônicas abordadas pelo serviço Remédio em Casa, as que apresentam maior demanda são: dislipidemia, que é oacúmulo de gordura no sangue, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e osteoporose.

Realização do cadastro

O cadastro é feito pessoalmente na Farmácia Estadual, onde o paciente ou seu representante legal preenche um Termo de Adesão ao programa. Para garantir a continuidade do serviço, a renovação do cadastro é necessária a cada 6 meses, com a apresentação e atualização dos documentos requeridos.

Pontarolli explica que uma vez que o paciente já é cadastrado dentro do programa de medicamentos do componente especializado, ele é convidado pela própria farmácia a receber esse medicamento em casa.

“Ele precisa assinar termo de adesão, informar corretamente o endereço onde ele quer receber esse medicamento e a partir daí, ele receberá produto suficiente para 3 meses de tratamento”, esclarece.

A coordenadora comenta que o serviço foi implantado nas 6 maiores farmácias regionais de saúde da secretaria e estão disponíveis nos municípios sede dessas regionais, que são: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS